quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

SIGNIFICADO DAS CORES NA DECORAÇÃO

Antes de pintar seu ambiente com a cor escolhida, é bom ficar atenta as vibrações que cada uma transmite.
BRANCO


Somatória de todas as cores, quando aparece, traz leveza e elevação espiritual. Cria a percepção de amplidão, proporciona a expansão do pensamento  e liberdade para encontrar novas possibilidades, induz à ordem. Em excesso: causa isolamento e sensação de vazio.
AMARELO
É a cor mais clara e a que mais se assemelha ao sol, tem uma atmosfera de resplendor, brilho e jovialidade. Quando usada em exagero em ambientes de "estar", pode causar desconforto por ser muito vibrante.
LARANJA
Tonalidade intensa, garante luminosidade e alegria. O laranja irradia vitalidade e ainda sugere segurança. É um antídoto contra as inibições e a falta de criatividade, estimula os relacionamentos pois quando ela aparece a conversa flui muito mais animada.
VERMELHO
É o princípio da vida e como o fogo, captura toda a nossa atenção antes de qualquer outra tonalidade. No espectro solar, é a cor com maior comprimento de onda, por isso atrai o olhar. É a cor do poder, da coragem. Na cultura chinesa, vem associado a sorte, felicidade e fama.
VERDE

É renovação e fertilidade, dá o sentido da esperança, da abundância. É a cor mais calma que existe.
AZUL
Nas mais diversas culturas, a cor está associada à sabedoria, a verdade interior e a emoções refinadas. Ela pacifica e aumenta a sensação de bem estar. O azul-royal (na França) era usado como um sinal de autoridade e poder.
LILÁS
A presença do lilás em nossa vida promove o sentimento de regeneração, é como se tudo ficasse purificado e   livre das energias pesadas. Estimula o romantismo, o afeto, o desejo de intimidade. Quando somos tocados pela cor, entra-se em sintonia de paz.
PRETO

É a "não" cor, ausência de vibração É cor elegante, favorece a auto análise e introspecção. Em excesso estimula a melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo.